30/09/2011

Diário

Stock Car: treinos são suspensos devido a problema no asfalto

Depois de um treino livre da Copa Montana e um da Stock Car, atividades de pista foram suspensas devido aos problemas do asfalto, que está derretendo e formando perigosos buracos nas curvas do autódromo de Londrina

A sexta-feira começou de maneira complicada para pilotos e equipes da Stock Car em Londrina, onde está sendo realizada a décima etapa da temporada, a segunda válida pela Super Final. Depois do primeiro treino livre, as atividades de pista foram suspensas devido a um problema no asfalto do circuito paranaense.

Para receber a categoria, a pista foi recapeada, mas a reforma só ficou pronta há poucos dias e, com isso, o asfalto não está suportando o uso por carro de 500 cavalos de potência e sob forte calor - a temperatura ambiente é de 38 graus hoje em Londrina.

"Obviamente não sou especialista em asfalto, mas da maneira que está não temos condições de voltar aos treinos e correr. É impraticável, porque acabam sendo formados verdadeiros buracos e a alta temperatura agrava esta condição. Precisamos de uma solução urgente", diz Popó Bueno, um dos pilotos que está na Super Final (ocupa a quinta colocação no campeonato, com 219 pontos) e que estava no segundo grupo do treino livre, o mais afetado pelo problema do asfalto.

A situação é inusitada, mas não é a primeira vez que ocorre na carreira do piloto da equipe Comprafacil.com. "Em 1999, também enfrentei esta situação de treinos suspensos por problema de asfalto na F-Chevrolet em Goiânia. Foi um caso muito parecido e na época a solução foi trazer em um avião particular massa asfáltica de uma obra da Indy", relembra Popó.

Correndo pela primeira vez em Londrina, Tuka Rocha também relembrou de situação semelhante ao que a Stock Car está enfrentando neste final de semana.

"No Mundial de Kart que disputei em 2000, em Braga (Portugal), o asfaltou se soltou e ficamos um dia inteiro sem atividades. A solução foi refazer esta parte do traçado em concreto, algo que para os karts funcionou perfeitamente", diz o piloto da equipe BMC-Vogel.

O segundo treino livre da Copa Montana, programado para às 12h50, foi suspenso. A próxima atividade da Stock Car seria o segundo treino livre, das 14h50 às 16h25, mas também está suspensa até que seja providenciada uma solução para o problema do asfalto.

foto: Carsten Horst