09/04/2016

Diário

Diferentes desafios, a mesma motivação

Pilotos da Ipiranga RCM vão atrás da vitória no Velopark

Nova Santa Rita (RS), 9 de abril - Amanhã (domingo, 10) a Stock Car realiza, no Velopark (RS), a segunda etapa da temporada 2016, primeira no sistema de rodadas duplas. Cada um com seu desafio pessoal –, os pilotos da Ipiranga RCM, Thiago Camilo e Galid Osman estão focados na vitória. Nem o resultado da classificação realizada hoje – a equipe teve dificuldade em encontrar o acerto para que os pneus alcançassem a temperatura ideal nas voltas rápidas -, que levou Camilo ao 10º lugar no grid e Galid ao 18º, tirou o ânimo dos pilotos.

Galid Osman

Na pista gaúcha, Galid Osman conquistou sua primeira e até agora única vitória na Stock Car, na corrida principal de 2014, com o Chevrolet número 28 da Ipiranga RCM. “Voltar a uma pista onde você venceu dobra a responsabilidade, mas também dobra a motivação. Como a primeira prova da temporada (a Corrida de Duplas) praticamente não contou pontos, o campeonato começa agora e nada melhor que o Velopark, onde me adapto bem e tenho esse histórico de vitória”, disse Galid antes da classificação. Depois de sofrer acompanhando seu tempo (55s003), marcado na primeira metade da sessão de classificação, ir caindo no monitor até ir de 4º para 18º, o piloto paulistano reavaliou suas chances. “Vencer a primeira corrida como fiz em 2014, quando larguei em 5º, seria um milagre amanhã. Mas fazer uma boa primeira corrida, chegar entre os dez e brigar pela vitória na Corrida 2 (onde o grid é invertido para os dez primeiros) é possível e vamos correr atrás dessa meta. O carro está bom, apenas erramos na pressão dos pneus, que não alcançaram a temperatura necessária para uma volta voadora”.

Thiago Camilo

Fora a pista de Curvelo (MG), que será inaugurada esse ano, o Velopark é a única prova do calendário onde Thiago Camilo não tem vitória. São 20 triunfos na Stock Car – incluindo os autódromos de Curitiba, Goiânia, Santa Cruz do Sul, Tarumã, Cascavel, Interlagos, Londrina e Brasília, que receberão a principal categoria brasileira em 2016 - nenhum em Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre. “Corremos aqui desde 2010 e já a vitória já bateu na trave alguma vezes. Vamos ver se desta vez eu marco um golzinho”, brincou o piloto do Chevrolet número 21 da Ipiranga RCM. O melhor resultado de Camilo no Velopark é o segundo lugar na 4ª corrida de 2011. O piloto do Chevrolet número 21, que fazia sua centésima prova na Stock Car, liderava faltando três minutos para o fim, quando começou a chover forte. Antes de o carro de segurança ser acionado, Camilo diminuiu o ritmo e foi ultrapassado por Átila Abreu. Devolveu a ultrapassagem, mas a direção de prova considerou que o a prova já estava sob bandeira amarela. Hoje, depois de ser o segundo mais veloz no primeiro treino livre e o mais veloz no segundo treino livre, Camilo também sofreu com o problema de os pneus não alcançarem a temperatura ideal na classificação. Marcou 54s714, 0,542s atrás de Cacá Bueno, que vai largar na pole position. A rodada dupla começa às 13 horas, com transmissão ao vivo do SporTV.