Bia Figueiredo

Bia Figueiredo

Nascimento:
18/03/1985 , São Paulo/SP
Carro:
-
Equipe:
Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing
Chefe da Equipe:
-
Dono da Equipe:
Rosinei Campos

Histórico

Pole Positions -
-
Vitórias -
-

Primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial, Ana Beatriz Figueiredo disputa o campeonato da Fórmula Indy em 2011 pilotando o carro 24 da Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing, depois de participar de quatro etapas da Indy em 2010.

Ela é a primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights, a única a vencer na Fórmula Renault, a única a conquistar uma pole position na Fórmula 3, e a única a disputar e a vencer no Desafio das Estrelas. É também a primeira brasileira a conquistar um lugar no grid e a disputar as 500 Milhas de Indianápolis. Agora é a primeira brasileira a disputar um campeonato integral da Fórmula Indy.

Paulistana de 25 anos, Bia Figueiredo, como é conhecida no Brasil, começou a correr de kart, aos oito anos, em 1994. Continuou no kartismo até 2003, seu ano de estreia no campeonato brasileiro da Fórmula Renault, categoria-escola disputada em vários países, vencendo três provas, em 2005. Em 2006, andou na Fórmula 3 Sul-Americana, e se tornou a única mulher a conquistar uma pole position na classe principal dessa categoria disputada em vários continentes.

Em 2007, treinou de Fórmula Renault e Fórmula 3 na Inglaterra; participou do programa Rookie Drivers, da A1 GP, com a equipe do Brasil, na China, a convite de Emerson Fittipaldi, experiência repetida em 2009, em Portugal; e treinou na Firestone Indy Lights, nos Estados Unidos.

Em 2008, estreou na Firestone Indy Lights, e terminou em terceiro lugar no campeonato, com a Sam Schmidt Motorsports.

Em sua segunda temporada com a equipe, em 2009, não pode participar de duas provas, e concluiu o campeonato em oitavo lugar.

Na Indy Lights, venceu uma corrida, no circuito oval de Nashville, em 2008, e outra, no circuito oval de Iowa, em 2009.

Em 2008, foi agraciada pela organização da Firestone Indy Lights com o Rising Star Award, e em 2009 ganhou o prêmio Most Popular Indy Light Driver, escolhida em votação dos sócios do IndyCar Nation, o fã-clube oficial da Indy, como o mais popular piloto da Firestone Indy Lights.

Em 2010, estreou na Fórmula Indy com a equipe Dreyer & Reinbold Racing, e, única mulher a correr no Desafio Internacional das Estrelas, tornou-se a primeira a vencer uma prova do torneio festivo de kart disputado por pilotos top do Brasil e do exterior.

Em 2011, disputa o campeonato da Fórmula Indy com a Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing.

Cronologia

  • 2011 - IZOD Indycar Series/Fórmula Indy
  • Disputa o campeonato com a Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing

  • 2010 – IZOD Indycar Series/Fórmula Indy
  • Disputou 4 etapas do campeonato com Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing

  • 2009 – Firestone Indy Lights
  • 8º lugar no campeonato
  • 2 pódios, 1 vitória
  • Rookie do time brasileiro na A1 Grand Prix em Portugal

  • 2008 – Firestone Indy Lights
  • 3º lugar no campeonato
  • 7 pódios, 1 vitória
  • 1a mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights

  • 2007 - A1 Grand Prix e treinos na Europa e nos EUA
  • Rookie do time brasileiro na A1 Grand Prix na China
  • Treinos de F-Renault com a equipe Hitech na Europa
  • Treinos de Indy Lights nos EUA

  • 2006 – Fórmula 3 Sul-Americana
  • 5º lugar na F-3 Sul-Americana
  • 6 pódios, 1 pole position
  • 1a mulher do mundo a conquistar uma pole position na F-3

  • 2005 – Fórmula Renault Brasil
  • 3º Lugar na F-Renault Brasil
  • 12 pódios, 3 vitórias, 4 poles
  • 1a mulher do mundo a vencer na F-Renault

  • 2004 – Fórmula Renault Brasil e F-3 Light
  • Vice-Campeã da Fórmula 3 Sul-Americana Light
  • 5º Lugar na F-Renault Brasil
  • 9 pódios

  • 2003 – Fórmula Renault Brasil
  • Melhor estreante do ano na Fórmula Renault Brasil
  • Record da pista de Londrina
  • 3 pódios

  • 2003 - Campeã da Copa Petrobrás Sorriso Campeão de Kart

  • 2003 - Vice-Campeã da Seletiva Petrobrás de Kart

  • 2002 - Vice-Campeã Brasileira de Kart

  • 2001 - Campeã da Copa Verão de Kart

  • 2000 - Vice-Campeã Paulista de Kart

  • 1994 a 2003 - Kart

Raio X do Carro

  • Motor Honda

  • Nome: Honda Indy V8
  • Cilindros: oito em “V”
  • Capacidade: 3,5L
  • Combustível utilizado: etanol
  • Peso: 127 kg
  • RPM máximo: 10.300 giros
  • Potência: 650 cavalos

  • Chassi Dallara

  • Tipo: roda descoberta, assento único, cockpit aberto, efeito solo, aerofólios dianteiro e traseiro
  • Construção: o monocoque contém o cockpit, o tanque de combustível e a suspensão dianteira. O motor é uma parte externa ao chassi. A parte posterior é formada pela caixa de câmbio e a suspensão traseira.
  • Materiais: fibra de carbono
  • Peso mínimo: 726kg, incluindo todos os fluídos do motor, sem piloto e combustível
  • Comprimento mínimo: 487,68cm
  • Largura mínima: 198,12cm, com tolerância de 1,27cm a mais ou a menos
  • Caixa de câmbio: XTRAC #295. Seis marchas, acionamento sequencial
  • Célula de combustível: à prova de ruptura com capacidade para 100 litros

  • Pneus Firestone

  • Dianteiros
  • Diâmetro máximo: 66,00 cm
  • Diâmetro mínimo: 63,50 cm
  • Largura máxima: 31,75 cm
  • Largura mínima: 27,94 cm
  • Tamanho: 10.0/25.8R15
  • Pressão: 22 a 27 libras
  • Peso: 8,160 kg
  • Traseiros
  • Diâmetro máximo: 69,85 cm
  • Diâmetro mínimo: 67,31 cm
  • Largura máxima: 42,55 cm
  • Largura mínima: 38,74 cm
  • Tamanho: 14.5/28.0R15
  • Pressão: 20 a 25 libras
  • Peso: 10,430 kg